Para que serve uma estação meteorológica?

   Quando falamos de estações meteorológicas não imaginamos o potencial que temos com uma, através de uma estação meteorológica é possível planejar ações no meio agrícola com mais segurança, tendo como base informações  históricas atualizadas e confiáveis sobre as condições climáticas registradas pelos sensores.

 

  Com esse banco de dados de informações é possível definir qual área é apta para o cultivo de cada cultura, definir as melhores épocas de semeadura minimizando custos e melhorando resultados finais, definir os melhores horários para pulverização entre vários outros. A utilização de dados em tempo real é fundamental para criar estratégias para aumentar a eficácia das atividades como irrigação, adubação, controle de doenças, pulverização entre outras que acabam maximizando resultados para o produtor. Em outros casos pode ser utilizado para controle ambiental em locais propícios a enchentes ou catástrofes como tornados, altas taxas de precipitação e rajadas de ventos.

Onde são utilizadas ?

  Em meio a tantas utilidades, as estações se destacam no meio agrícola por sua ligação direta com o clima, mas também é empregada em vários outros segmentos. Na geração de energia por exemplo, desde barragens onde é necessário atenção com as chuvas na região que influenciam diretamente no nível da água logo na geração de energia e fechamento ou abertura de comportas, a eólica que antes da sua implantação precisamos identificar o potencial eólico da região ou a solar onde é essencial ficar atento com os ventos que podem prejudicar os painéis.

  

   Na construção civil, utilizada para indicar a temperatura do ambiente na hora da concretagem até no içamento de peças e materiais pelos guindastes. Em portos pela grande utilização de gruas e guindastes, também a todo momento é monitorado ventos e a taxa de precipitação.

   Mas não é apenas no meio profissional que é utilizada, em diversos esportes que necessitam estar atentos as condições climáticas são muito empregadas, como windsurf, kitesurf, parapente entre vários outros, também muito utilizado por hobby, pessoas comum que tem o interesse em saber um poucos mais das condições climáticas em suas propriedades até mesmo nos centros urbanos em prédios, e acabam colaborando com informações meteorológica para a região.